Pular para o conteúdo principal

A louca chamada esperança

   Dizia Mário Quintana que no décimo segundo andar havia uma louca chamada Esperança. Em em meio a tantas buzinas, recos-recos e sirenes ela atirou-se no chão, fazendo um belo voo, chegando incólume na calçada. As pessoas se aproximavam e a indagavam, perguntando o seu nome. E bem devagarinho, dizia: "Es-pe-ran-ça".
   Mais um ano se começa, e com um novo ano, ressurge a Louca Chamada Esperança. Ninguém ao certo sabe de onde ela vem, se do décimo segundo andar ou se de um paraíso distante. Com a promessa do novo, renasce a vontade de querer mudar tudo que foi ruim nos anos anteriores. Querem mandar embora as tristezas das perdas amorosas, as frustrações, as decepções, o beijo que nunca veio, a viagem que não foi feita, a miséria sentida, o medo pulsante, a saúde que foi falha, o desespero que foi grande, as ofensas que não se calaram, os problemas monetários, as injustiças gritantes, a violência sangrenta, os sonhos desperdiçados, a vida roubada.
   Com essa promessa de um ano melhor. Não só ressurge a nossa amiga esperança, como a indagação do sentido da vida, do tempo, dos anos que passam tão rápidos como a água que seca no sertão. Será que de fato há algum sentido na vida? A fim, então, de buscar essas respostas:


Perguntei ao uma senhoria
Qual o sentido da alegria.
Soprou um gemido,
E sussurrou um sentido.

Perguntei a uma criança
Qual o sentido da esperança.
Cantarolou uma canção,
E correu como um furacão.

Até que um dia,
Uma mulher sabida
Falou que a alegria
Só precisa ser vivida.

E ainda foi capaz de afirmar
Que a paz, o amor e o bem-estar,
Não precisam de sentido
E sim ser bem usufruído.

O que precisa ser justificado
É o sofrimento mundano
Para poder ser superado
Em nosso cotidiano

Ansiedade e violência
Enfermidade e miséria
Morte e Desunião
Maldade e Desconsideração

Descompasso amoroso
Beijo frustrado
Pesadelo horroroso
Amor despedaçado

São os que precisam de explicação
Para que o nosso coração
Encontre alguma razão
Para seguir cantando a canção!


     Ora pois, que no ano que renasce, sejamos exploradores de nós mesmos, vasculhemos e navegamos o mais profundamente no nosso eu e que sejamos capazes de olhar o outro com mais alteridade. Mas que não nos contentemos com isso, que sejamos ousados em ir além, pois como já proferia Guimarães Rosa, o animal satisfeito dorme. Partamos para a ação, além da reflexão. O existencialismo de Sartre e Beauvoir, pregava com outras palavras que a esperança está na ação. Pois então, que sejamos capazes de nos "esperançar" pelo resto de nossas vidas.  


Fernanda Marcondes

Comentários

  1. Adorei o texto, bela reflexão e sábias palavras. Adorei em especial a parte que diz "(...) que sejamos ousados em ir além, pois como já proferia Guimarães Rosa, o animal satisfeito dorme", pois nos faz pensar em motivações para seguir em frente com os nossos propósitos.
    Parabéns pelo blog e muito sucesso! beijos!
    Carol

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mistérios do universo

            Uma multidão entoa com  Robe rto Carlos que é   “Pr eciso saber viver”, com o Titãs não é diferente: a música Epitáfio, feito pelo compositor Sérgio Britto convoca uma legião de fãs da banda a trovar as palavras que soam como um mantra de como viver melhor. Nesta música, o eu-lírico lamenta-se por não ter aproveitado a vida, de ter se importado demasiadamente com problemas pequenos e por ter relutado tanto em aceitar algumas pessoas e situações. No mesmo sentido de Epitáfio, há inúmeras outras  poesias que são versos de lamentações e arrependimentos por não terem feito tudo que queriam. Há uma famosa do Mário Quintana, denominada “Seiscentos e sessenta e seis”, na qual a voz do poema inicia falando sobre como o tempo passa rápido, já que de repente são seis horas, sexta-feira, natal, fim de ano... o poema, então, é finalizado com inúmeras queixas de como o tempo poderia ter sido melhor aproveitado ou de como foi errado deixar um grande amor escapar. M as não são só

O que eu aprendi com as Doutoras e os Doutores das Leis...

                                                        Dentro do mundo jurídico existe uma espécie inquietante de Doutor(a): os(as) donos(as) das leis e do conhecimento. Esses ditos doutores atuam em dois âmbitos distintos: dentro da academia ou dentro dos órgãos públicos e privados do mundo jurídico. O primeiro desses doutores atuam na academia, ocupando o locus da Universidade, fizeram pós-graduação, mestrado, doutorado e, muitos deles, até lecionam na Universidade. O mais irônico disso tudo, é que muitos deles recebem a denominação de "professor" ou "professora", sem nem se preocuparem em exercer essa maravilhosa profissão ou sem nem se preocuparem em vivenciar e construir, de fato, o ambiente universitário. Aliás, muitos deles atuam na Universidade Pública, sem nem se preocuparem em construir uma Universidade, efetivamente, pública, e não estatal ou privada. Perpetuam uma educação bancária e emburrecedora. Reafirmam a (i)lógica produtivista do Currículo